Como abordar Guimarães Rosa sem perder a cabeça
Achei o Grande Sertão: Veredas na estante de uma sebo em Belo Horizonte em 2007 e deixei empoeirado por dois anos porque as primeiras cinquenta páginas me fizeram desistir. O problema não era o conteúdo. Era a língua. Ele inventava palavras, distorcia a sintaxe, fazia o narrador Riobaldo divagar tanto que o plot central ficava soterrado. Eu parei de tentar decifrar tudo e simplesmente deixei o texto correr. Só então percebi que o estilo era parte do significado, não um obstáculo a ser superado.
Entendendo o livro de guimarães rosa
O romance mais famoso dele tem mais de quinhentas páginas em edição padrão e um monólogo praticamente contínuo. Riobaldo é um ex-capitão jagunço que conta sua vida para um ouvinte silencioso que nunca responde de verdade. A estrutura é circular, não linear. Ele volta em cada capítulo, retoma assuntos abandonados, faz digressões sobre bruxaria, amor, política, filosofia e volta ao ponto de partida só para avançar um pouco mais. Se você espera um enredo tradicional com começo, meio e fim bem marcados, vai se frustrar. O que existe é uma voz, uma consciência que se examina enquanto narra. O desafio linguístico é real. Ele cunhou termos como "sertão-perímetro", "avacualhar", "entrincheirar-se", palavras que não constam nos dicionários convencionais. O mais comum é consultar o glossário que vem em algumas edições, mas eu recomendo o oposto: evite o glossário nas primeiras leituras. Cada vez que você para para verificar um neologismo, perde o ritmo da frase e a música do texto se quebra. Guimarães Rosa escreve com uma cadência que depende da continuidade. O sentido muitas vezes surge do contexto imediato, não da definição isolada da palavra.
Edições e versões disponíveis
A Edição de Ouro da Nova Fronteira é a mais acessível e vem com notas de rodapé úteis. A publicação da Rosa dos Ventos, também da Nova Fronteira, tem capa dura e papel de melhor qualidade, o que importa porque o livro é pesado e você vai manuseá-lo bastante. Existe ainda a edição da 4Em Mão com introdução de Luís Martinez, que é densa mas relevante. Para quem quer ir além, o livro "Palavras, sotaques e dialectos em Grande Sertão: Veredas", organizado por Ítala Maria Nogueira e outros, é uma coletânea de estudos acadêmicos sobre a construção linguística do romance. Não é leitura leve, mas esclarece muito sobre as escolhas dele. Não encontrei versão digital oficial gratuita. Sites que oferecem download são pirataria e a qualidade dos OCRs costuma ser péssima, com erros de digitação que distorcem ainda mais um texto já difícil. Vale mais pagar uma edição barata ou pegar emprestado numa biblioteca pública. Muitas bibliotecas em Minas Gerais têm exemplares porque Guimarães Rosa nasceu em Cordisburgo, no interior do estado.
👉 Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto!
O que passar despercebido na primeira leitura
Um detalhe que muitos leitores ignoram: o título completo é "Grande Sertão: Veredas". "Veredas" não significa apenas caminhos pequenos. No contexto sertanejo, vereda é trilha entre matas, caminho usado por gente que conhece o terreno. O plural sugere múltiplos caminhos, não um único. Isso é importante porque a narrativa realmente ramifica o tempo todo. Riobaldo não conta uma história, ele percorre várias versões do que aconteceu, revisita memórias, duvida do próprio relato. O livro é sobre a impossibilidade de contar a vida de forma linear e coerente. Outro ponto negligenciado é a presença constante da figura do Diabo. Riobaldo vive debatendo se enamorou de Diabo-Velho, um capeta que aparece como homem de aparência normal. A maioria dos leitores trata isso como elemento folclórico ou simbólico genérico. Mas a dúvida sobre o Diabo não se resolve no final. Não há revelação, não há confirmação. A ambiguidade é estrutural. Guimarães Rosa não quer que você decida se é real, metafórico ou psicológico. Ele quer que você fique na incerteza, que é exatamente onde o personagem vive.
Problema prático e solução que funcionou
Na minha terceira leitura, travsei num trecho das páginas 180 a 200 onde Riobaldo discorre sobre a relação entre linguagem e realidade durante quase vinte páginas consecutivas. O fluxo era tão denso que eu perdia o fio de quem era cada personagem mencionado. Minha solução foi anotar num caderno simples: nome do personagem, função na história, e uma linha do que ele representava naquele momento. Não era análise literária, era apenas um mapa de navegação. Com isso, consegui reler o trecho sem precisar parar a cada parágrafo. Pode parecer trabalhoso, mas economiza horas de recomeços frustrados. Também notei que alguns trechos repetem ideias com pequenas variações. Isso não é falha de composição. É recurso intencional. Riobaldo é um homem que pensa em voz alta, que revira o assunto várias vezes antes de chegar a uma conclusão provisória. Se você achar que ele está sendo redundante, está certo. A redundância é o ponto.
Limitações e alternativas
Guimarães Rosa não é recomendado para quem busca entretenimento rápido. O livro exige tempo, paciência e disposição para tolerar incompreensão parcial. Se você tem pouco tempo disponível ou está começando agora na literatura brasileira, talvez seja melhor iniciar por "A Hora e a Vez de Augusto Matraga" ou " Corpo de Baile", contos mais curtos e acessíveis que já mostram o estilo dele de forma condensada. "Sagarana", coletânea de três novelas, é outro ponto de entrada razoável. Para quem realmente quer mergulhar no Grande Sertão mas sente dificuldade excessiva, há edições anotadas com comentários linha a linha. A da editora 34, organizada por Pedro Karp Vasquez, inclui notas que explicam referências históricas, linguísticas e literárias. Não transforma a leitura em algo passivo, mas reduz o atrito nos momentos mais densos. Custa cerca de quarenta reais em livrarias online, preço acessível considerando que é uma obra que você provavelmente vai reler.
O risco de forçar demais a compreensão também existe. Li em algum lugar a recomendação de ler devagar, palavra por palavra, mas essa abordagem funciona mal com prosa romanesca. Você perde a respiração do texto. O equilíbrio está em ler com fluidez na primeira passada e só voltar para detalhes depois, quando já tiver uma noção geral do que aconteceu e como a narrativa se organiza. Dois ou três volumes por semana, sem pressa, é um ritmo sustentável para a maioria das pessoas. O que posso afirmar com segurança é que a primeira experiência com Guimarães Rosa raramente é definitiva. As pessoas costumam desistir na primeira vez ou terminar sem sentir que compreenderam realmente. A segunda leitura, feita com menos exigência de controle total sobre o texto, costuma ser diferente. O livro se abre de outro jeito. Não é questão de esforço maior, é questão de mudar a postura em relação ao que se espera da leitura.